CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
TEMA: MUNDO DO TRABALHO 02
PROFº DANILO - LÍNGUA PORTUGUESA
Leia os dois textos abaixo para realizar a atividade proposta.
Texto 01
O trabalho e o meio ambiente
Quando pensamos em trabalho, logo nos vem a ideia de nosso esforço para realizá-lo ou do tempo que vamos gastar executando essa atividade. O que revela uma visão um tanto egoísta, pois nos viramos sempre para nós mesmos; se envolver dinheiro ou nota, aí sim que o eu mesmo fala mais alto. Antes de continuarmos esse “papo”, vamos tentar definir o que é trabalho.
Trabalho pode ser entendido como o resultado de uma ação sobre o meio, que o modifica de forma a trazer algum tipo de benefício para quem executa essa ação.
Veja que nessa conceituação aparecem os termos ação, meio, modificação e benefício. As preocupações humanas: esforço, tempo e valorização não entram nesse conceito, não por não serem importantes, mas porque o sentido da palavra é mais amplo e abrangente e não visa só a nosso “umbigo”. A visão humana atual do que é o trabalho tem contribuído para uma postura individual, em que o que interessa é o benefício próprio, sendo ignoradas as modificações impostas ao meio.
Em um trabalho, estão sempre envolvidos: a mão de obra, a matéria-prima, as ferramentas, o produto e os resíduos. Esse trabalho pode ser algo muito complexo como a produção de um automóvel numa linha de montagem ou até a execução de uma atividade proposta de matemática: nesse caso, a mão de obra é o aluno, a matéria-prima é seu conhecimento, as ferramentas são lápis, borracha, papel, etc., o produto é o próprio trabalho e os resíduos são as raspas de borracha, as tiras de madeira do lápis apontado, as unhas roídas, etc.
Veja que nos preocupamos, antes de realizar o trabalho, basicamente, com as longas horas “perdidas” para executá-lo e com o esforço mental e físico para sua realização. Após a execução, simplesmente, ficamos preocupados com a entrega e a valorização (nota dada ao produto de nosso esforço).
Marcelo Nunes Mestriner. Trabalho e consumo. São Paulo: Ícone, 2000, p.27-8.
Texto 02
Atividades
01- Imprima ou copie o texto 01 no caderno, posteriormente destaque as informações mais importantes de cada parágrafo (siga o exemplo do primeiro parágrafo), assim você trabalhará a sintetização e assimilação de informações.
02- Com base nos textos lidos, produza uma redação sobre a importância do trabalho na vida das pessoas e instituições, como: empregados, chefes, empresas, poder público etc. Como a escola ajuda nesse aspecto da vida?
Dicas:
● A redação deve ter, pelo menos, 10 linhas;
○ A linha do título não conta.
● Dê um título ao texto;
● Ao iniciar o parágrafo, deixe um espaço de 2cm antes da primeira palavra, que deve iniciar com letra maiúscula;
● Durante o processo de escrita, leia o que acabou de escrever e se pergunte:
○ Fará sentido para outra pessoa?
○ Deixei passar alguma letra ou palavra?
○ Não tenho certeza quanto a ortografia? Então vou pesquisar a palavra no dicionário ou internet.
○ Encerrei determinado assunto e vou falar sobre outra coisa relacionada ao tema? Se sim, inicie um novo parágrafo.
● Se possível, faça um rascunho a lápis e passe a limpo à caneta antes de enviar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário