segunda-feira, 10 de maio de 2021

Mundo do Trabalho 02 - CEJA

CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 

TEMA: MUNDO DO TRABALHO 02 

PROFº DANILO - LÍNGUA PORTUGUESA 

Leia os dois textos abaixo para realizar a atividade proposta. 

Texto 01 

O trabalho e o meio ambiente 

    Quando pensamos em trabalho, logo nos vem a ideia de nosso esforço para realizá-lo ou do tempo que vamos gastar executando essa atividade. O que revela uma visão um tanto egoísta, pois nos viramos sempre para nós mesmos; se envolver dinheiro ou nota, aí sim que o eu mesmo fala mais alto. Antes de continuarmos esse “papo”, vamos tentar definir o que é trabalho. 

    Trabalho pode ser entendido como o resultado de uma ação sobre o meio, que o modifica de forma a trazer algum tipo de benefício para quem executa essa ação. 

    Veja que nessa conceituação aparecem os termos ação, meio, modificação e benefício. As preocupações humanas: esforço, tempo e valorização não entram nesse conceito, não por não serem importantes, mas porque o sentido da palavra é mais amplo e abrangente e não visa só a nosso “umbigo”. A visão humana atual do que é o trabalho tem contribuído para uma postura individual, em que o que interessa é o benefício próprio, sendo ignoradas as modificações impostas ao meio. 

    Em um trabalho, estão sempre envolvidos: a mão de obra, a matéria-prima, as ferramentas, o produto e os resíduos. Esse trabalho pode ser algo muito complexo como a produção de um automóvel numa linha de montagem ou até a execução de uma atividade proposta de matemática: nesse caso, a mão de obra é o aluno, a matéria-prima é seu conhecimento, as ferramentas são lápis, borracha, papel, etc., o produto é o próprio trabalho e os resíduos são as raspas de borracha, as tiras de madeira do lápis apontado, as unhas roídas, etc. 

    Veja que nos preocupamos, antes de realizar o trabalho, basicamente, com as longas horas “perdidas” para executá-lo e com o esforço mental e físico para sua realização. Após a execução, simplesmente, ficamos preocupados com a entrega e a valorização (nota dada ao produto de nosso esforço). 

Marcelo Nunes Mestriner. Trabalho e consumo. São Paulo: Ícone, 2000, p.27-8. 

Texto 02



 Atividades

01- Imprima ou copie o texto 01 no caderno, posteriormente destaque as informações mais importantes de cada parágrafo (siga o exemplo do primeiro parágrafo), assim você trabalhará a sintetização e assimilação de informações. 

02- Com base nos textos lidos, produza uma redação sobre a importância do trabalho na vida das pessoas e instituições, como: empregados, chefes, empresas, poder público etc. Como a escola ajuda nesse aspecto da vida? 

Dicas: 

● A redação deve ter, pelo menos, 10 linhas; 

    ○ A linha do título não conta. 

● Dê um título ao texto; 

● Ao iniciar o parágrafo, deixe um espaço de 2cm antes da primeira palavra, que deve iniciar com letra maiúscula; 

● Durante o processo de escrita, leia o que acabou de escrever e se pergunte: 

    ○ Fará sentido para outra pessoa?

   ○ Deixei passar alguma letra ou palavra? 

    ○ Não tenho certeza quanto a ortografia? Então vou pesquisar a palavra no dicionário ou internet. 

    ○ Encerrei determinado assunto e vou falar sobre outra coisa relacionada ao tema? Se sim, inicie um novo parágrafo. 

● Se possível, faça um rascunho a lápis e passe a limpo à caneta antes de enviar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais visitadas